domingo, 2 de agosto de 2015

Oficinas de Capacitação em Regulação Indígena - Polos Base de Alta Floresta e Gujará-Mirim

Boa tarde amigos!!! Durante o mês de junho o espaço aqui ficou um pouco parado, devido à grande correria e falta de tempo por conta do desenvolvimento e aplicação dos projetos já citados anteriormente...
Mas, estamos de volta e bem animadas para compartilhar com vocês alguns produtos das primeiras Oficinas de Capacitação em Regulação do Acesso dos Usuários Indígenas aos Serviços de Saúde realizadas nos pólos-base de Alta Floresta nos dias 07 e 08/07/15 e Guajará-Mirim em 21 e 22/07/15.
No pólo-base de Alta Floresta, contamos com a participação dos profissionais da Casa de Saúde Indígena - CASAI, pólo-base e toda a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena – EMSI que atua em área indígena, composta por Enfermeiras, Odontóloga, Técnicas de Enfermagem, Auxiliar de Serviço Odontológico e Agentes Indígenas de Saúde - AIS, além da participação de Conselheiros de Saúde Indígena e lideranças indígenas, nos propiciando um espaço rico para troca de saberes, construções coletivas e aprendizados mútuos! O evento também contou com a participação do técnico Ricardis Araújo, representando a Gerência Estadual de Regulação do SUS, no intuito de fortalecer a parceria e articulação do subsistema com a Rede SUS.  
Em Guajará-Mirim participaram da oficina os profissionais de CASAI e pólo-base, médicos da saúde indígena e também representantes da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, Regulação do Município de Guajará-Mirim, Regulação do Sistema Prisional e Regulação Estadual, esta última representada pela enfermeira Marcela Sanches, administradora do SISREG, cuja palestra e participação foi essencial para fortalecer o projeto de implantação e implementação dos protocolos clínicos e de regulação no contexto da saúde indígena.
No pólo-base de Guajará-Mirim não foi possível a participação da equipe de área indígena nem do controle social, no entanto, os profissionais que participaram do evento foram capacitados para atuar como multiplicadores junto à EMSI na sua saída de área, multiplicação essa que já ocorreu essa semana!!!
Ambos os eventos foram muito bons, muito produtivos, sendo possível discutir temas como Fortalecimento da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Política Nacional de Regulação do SUS, Fluxos de Regulação do acesso no contexto da Saúde Indígena, Referência e Contrareferência, Decreto 7.508, Fluxos dos usuários indígenas desde a Atenção Básica às redes de Atenção à Saúde, Implantação e implementação dos protocolos clínicos e de regulação e Assistência Farmacêutica, analisando e desenvolvendo estratégias considerando as vivências e realidade de cada local, e o envolvimento de todos para um acesso qualificado!!
A proposta e organização das capacitações leva em consideração as demandas identificadas, de maneira a abranger temas que vem sendo muito questionados e discutidos pelos usuários indígenas nas rodas de conversa, reuniões de conselho local e distrital, entre outros. Tais informações são de fundamental importância tanto para os profissionais, que devem estar bem informados e atuar como multiplicadores junto aos usuários quanto para a comunidade indígena em geral.
Pretendemos com estas oficinas sensibilizar e capacitar os profissionais e representantes das comunidades indígenas de maneira propositiva e crítica alinhando seus conceitos estruturais com a Política Nacional de Regulação do SUS, visando fortalecer e implementar a Regulação no contexto do DSEI Porto Velho, utilizando como estratégias a implantação dos protocolos clínicos e de regulação do acesso, qualificação profissional, conscientização da comunidade indígena e fortalecimento dos fluxos existentes, no intuito de organizar, viabilizar e qualificar o acesso dos usuários indígenas aos serviços de saúde.

Confira abaixo algumas fotos das oficinas.











3 comentários:

  1. Parabéns a toda a equipe, por esse belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Rondônia! Iniciativas que visam melhorar a saúde são sempre belos exemplos a serem seguidos! Que colham os frutos e inspirem ações semelhantes em outros distritos. Parabéns, equipe DSEI!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Telma e Poliana! O trabalho está sendo muito gratificante, está valendo apena!!

    ResponderExcluir